e-Sports games: O competitivo que mais cresce no Brasil
Tempo de leitura: 3 minutos
Se você acredita que praticar esporte é sinônimo de suar, sinto lhe dizer que você está enganado. já faz algum tempo que esse conceito caiu por terra. Os e-sports games, jogados muitas vezes do conforto da sua casa, são considerados esportes em ascensão.
Ao lado da profissão streamer, e-sports é uma das profissões mais bem paga da atualidade.
Profissional de e-sports. fonte: google imagens
Uma nova forma de praticar esporte
São muitas as modalidades de e-sports (assim como é grande a variedade de jogos). Há times especializados em determinados tipos de jogos como fps, futebol e queridinhos de muita gente como o RPG.
É fácil de perceber o crescimento dos jogos virtuais e do contexto que os envolve. Recentemente, até grandes times de futebol passaram a patrocinar times de e-sports, como o Flamengo, com seu time no League of Legends.
Há também times de e-sport brasileiros que já são referência internacional. Por exemplo, a Fúria, uma organização que já se consolidou no meio dos e-sports, foi campeã em diversos campeonatos internacionais pelo jogo CS:GO.
Veja a lista com os principais times Brasileiros:
- Progaming
- paiN Gaming
- CNB eSports Club
- INTZ
- Kabum eSports
- Vivo Keyd
- RED Canids
- Black Dragons
- Flamengo eSports
- Ilha da Macacada
- Team One
- Submarino Stars
- Operation Kino
Alguns jogadores de CS:GO também são referência, conseguindo inclusive vagas em times do exterior. Por exemplo, um dos grandes nomes do cenário é Gabriel “FalleN” Toledo jogador da Team Liquid, um time americano.
Há também grandes nomes femininos que atuam na área do e-sports, como Juliana “showliana” jogadora de CS:GO e Valorant pela Dignitas FEM. Juliana foi a primeira mulher brasileira a ser contratada por um time estrangeiro.
E não para por ai, o ge fez uma lista com as 20 jogadoras profissionais de e-sports que se destacam no cenário atual, vale a pena conferir.
Foto juliana toledo, jogadora de E-sports. Fonte: Google
E claro, com tanto reconhecimento, o mercado também se movimenta nesse sentido, ao perceber o quanto esse universo está se expandindo. Por exemplo, recentemente o Boticário fechou uma parceria com a equipe Black Dragon.
O time pode não ser muito conhecido no meio, porém tem uma característica muito interessante: a empresa foca em jogadoras femininas. O boticário, portanto, toma essa iniciativa de patrocinar a vertente das mulheres gamers do e-sports que acaba sendo deixado de lado.
Também em outros jogos o Brasil possui grandes jogadores. Por exemplo, Pedro Resende, foi campeão no ano passado jogando FIFA 2021, conquistando o circuito competitivo oficial da EA Sports.
A premiação dos e-sports games
Para quem pensa que não dá pra ganhar a vida assim, é importante saber que as premiações não são pouca coisa. O Pedro Resende, por exemplo, faturou cerca de 27,8 mil reais com o título.
Já os prêmios de CS:GO podem chegar a 500 mil dólares (aproximadamente 2,7 milhões de reais). Claro que esse dinheiro é dividido por toda a organização, mas é uma quantidade expressiva de dinheiro pelo campeonato.
Ainda é possível concorrer à mesma premiação de 500 mil dólares em campeonatos de um jogo muito leve de se jogar: o Free Fire.
Trata-se de um jogo de celular, que já possui campeonatos oficiais e grandes jogadores. Pois é, apenas com um celular de configuração razoável e muita dedicação, é possível se tornar um profissional de Free Fire.
Claro que quando comparado com os grandes prêmios de futebol, são valores baixos. A título de comparação, o prêmio do Mundial de Clubes da FIFA fica em torno de 5 milhões de euros, o que chega a 32 milhões de reais.
Porém os e-sports ainda estão em ascensão. Já vimos a final do Campeonato Brasileiro de League of Legends lotando o Allianz Park. E isso nos raros eventos presenciais desse meio de esporte.
Veja a abertura da final do mundial de e-sports e entenda o tamanho da modalidade
Direcionamento do mercado
Como já visto, o mercado já entendeu o crescimento do meio do e-sport e já está ingressando no meio. Em pouco tempo veremos grandes empresas patrocinando os maiores times de cada modalidade.