Telegram – Conheça as vantagens e desvantagens do app

Publicado em 03-08-2024
SEO
SEO, ou Search Engine Optimization

Conhecer as vantagens e desvantagens do Telegram é essencial para entender como a sua empresa pode ganhar ao investir nesse aplicativo.
Isso porque, o app é um daqueles com maior crescimento nos últimos meses, principalmente em as oscilações que algumas outras plataformas vêm enfrentando.

Vantagens do Telegram – Porque você deveria criar um perfil?

Primeiramente, é essencial entender porque o Telegram vem ganhado força no mercado.
Basicamente, o app é uma mídia digital de comunicação instantâneo, permitindo que seus usuários troquem mensagens, enviem áudios, vídeos e fotos bem como documentos.
Mas não é só isso, a rede também começou a ganhar fama pela formação de grupos.
Inclusive grupos abertos ou não, com várias pessoas ou mesmo com um grupo mais restrito. Algo bem interessante para os negócios.
Além de funcionar através do aplicativo para celular bem como com navegador na web.
Daí, você se perguntar: “qual é o grande diferencial da plataforma?”.
Afinal de contas, se parece bastante com outros aplicativos que existem por aí.
Em resumo, o Telegram funciona com um sistema de nuvem, exceto para os chats secretos, fazendo com todo o servidor de armazenamento seja online.
Algo bem diferente do WhatsApp, que armazena todas as mensagens no próprio dispositivo. Não à toa, as mensagens são criptografadas através da chave do celular.
Dessa maneira, a vantagem do Telegram é a possibilidade de evitar a perda de dados, já que a recuperação em nuvem é mais simples.

Registros e arquivos:

Entre os principais benefícios apontados pelos usuários do Telegram se refere aos recursos disponíveis nas conversas.
Na prática, isso significa que você consegue criar canais, por exemplo, que são diferentes dos grupos e você consegue ter um número ilimitado de participantes, transmitindo a sua mensagem em massa.
Assim, fica muito mais simples compartilhar aquilo que você vende, informações sobre os seus negócios, criar posts legais e assim por diante.
Outro ponto de destaque dos registros e arquivos é o tamanho, já que você pode enviar de até 2GB, sendo que o WhatsApp se limite a 16MB.

Telegram é ideal para os negócios remotos:

Desde 2020, o aplicativo disponibilizou a chamada em vídeo para mais de duas pessoas, ou seja, dá para fazer reuniões.
Em suma, dá para fazer reuniões com até oito pessoas, algo muito prático para o dia-a-dia e negócios remotos, que vem se tornando cada vez mais comum dentro dos negócios.
Esse recurso é muito funcional, principalmente se você precisa conversar com outras pessoas ou até para conversar com mais de um cliente, em reuniões, grupos e assim por diante.
Outro destaque se refere a possibilidade de enviar mensagens individuais em massa, para várias pessoas de uma só vez

Desktop:

O Telegram tem desktop, algo que o WhatsApp não tem.
Acontece que essa versão pode ser usada mesmo sem o app no seu celular, com ele desconectado da internet, algo que facilita a vida de muitos.
Em termos simples, você consegue acessar a sua conta sem precisar do celular.
Da mesma maneira, o desktop permite que você armazene arquivos diretamente na nuvem, para que acesse de outros aparelhos.

Telegram é mais leve:

Entre as vantagens do Telegram para o seu negócio é que o aplicativo é muito mais leve, já que sempre reduz os bytes das mensagens.
No dia-a-dia, isso é essencial para evitar que você acabe ficando sem a plataforma quando a internet está ruim, para cidades do interior ou quando os dados móveis estão acabando.
Logo, você consegue conversar com clientes de todos os locais facilmente e sem complicações.

Dá para editar as mensagens que foram enviadas:

Quantas vezes você enviou uma mensagem e, logo em seguida, precisou apagar e reescrever tudo novamente?
Isso acontece muito em vários aplicativos, fazendo com que o trabalho de envio seja redobrado.
Assim, uma funcionalidade bacana do Telegram é a edição de mensagens enviadas, bastando selecionar e editar o conteúdo. O que também evita aquele aviso de “mensagens apagadas”.

Desvantagens que precisam ser observadas

Por fim, é válido destacar que nem tudo são “flores” quando pensamos nesse app funcional que vem encantando alguns clientes.
Acontece que uma das reclamações constantes de alguns usuários é a interface, que pode parecer um pouco difícil em um primeiro momento.
Ao contrário dos concorrentes, o Telegram tem uma interface mais robusta e menos limpa, não sendo tão intuitiva e que afasta algumas pessoas.
Entretanto, se você ter um pouco mais de calma, vai aprender rapidamente a usar o sistema e saber onde está cada função.
Além disso, mesmo com o crescimento recente, o app ainda tem um volume baixo de usuários quando comparado a outros aplicativos.
Com isso, algumas empresas acabam não atingindo todo o público em potencial, principalmente se limitam a atuação.
Para evitar esse tipo de problema, é preciso ter outras opções de mídias, apresentando canais alternativos.
No mais, é preciso citar a criptografia, que ficou muito famosa com o app vizinho.
Em síntese, antes do WhatsApp falar nesses sistemas de proteção de dados, ninguém sabia exatamente como o recurso funciona.
Logo, quando começou a fazer parte da rotina, todos entenderam que era algo importante e um diferencial, que fornece segurança para os usuários.
Acontece que o Telegram usa um mecanismo nativo, o que gera alguma incerteza em alguns usuários.
Porém, a maior parte dos burburinhos são apenas mal-entendidos, inclusive porque o app nunca está entre aqueles que apresentam falhas e problemas relacionados a vazamento de dados.
Para conversas privadas, o indicado é sempre utilizar os chats secretos, que possuem um sistema reforçado de segurança.

Qual escolher?

Enfim, o ideal para os negócios é sempre ter mais de um canal disponível para o cliente, principalmente com as quedas do WhatsApp .
Já pensando em vantagem e desvantagem, é válido considerar que o Telegram é um aplicativo rico em recursos e funcionalidades interessantes para os negócios.
Possuindo alguns tipos de atividades que outros apps não tem.
Na dúvida, a dica é testar e conferir como o seu público reage a ele, tenho certeza que você pode se surpreender.
Ainda ficou com alguma pergunta sem resposta? Comenta aqui embaixo ou aproveite para compartilhar as suas dicas com nossos leitores.
Grande abraço e vejo você no próximo post!