Whatsapp caiu?Não fique na mão!

Tempo de leitura: 6 minutos

Não fique na mão se o Whatsapp cair

A queda do WhatsApp no último dia quatro do mês de outubro, 2021, deixou milhares de pessoas e empresas sem saber o que fazer e para onde correr.
Em resumo, por volta do meio-dia, uma pane geral atingiu as redes sociais de mesmo dono: WhatsApp, Facebook e Instagram, ocasionando uma enxurrada de reclamações e quase um surto coletivo.
Afinal, muitas empresas trabalham exclusivamente através dessas ferramentas e acabaram não conseguindo vender ou chegar até o seu público.
Mas não foi só isso, acontece que essa pane ocasionou um outro problema: uma sobrecarga em outras redes, como o Telegram e o Twitter, resultando em uma instabilidade geral. Mas ainda mantendo-se funcionando.
Se você foi afetado pela queda do aplicativo de comunicação ou por alguma das outras redes sociais, faz sentido começar a entender melhor como evitar esse tipo de situação, ou melhor, o que fazer quando isso acontece.
Então, aqui, você vai saber mais sobre o tema e sair do apuro que, uma hora ou outra, pode vir a acontecer novamente.
Boa leitura!

Afinal, o que foi que aconteceu?

Até o momento, a melhor explicativa que temos é: os aplicativos estão avaliando melhor o problema como tentativa de entender o que foi que aconteceu.
Ou seja, não existe exatamente uma resposta.
Porém, é possível imaginar que seja alguma questão relacionada com o DNS, o sistema de nomes de domínio.
Na prática, saber disso não é tão interessante assim para as empresas, já que não há o que ser feito.
Então, é importante pensar como exatamente o seu negócio funciona e analisar essa vulnerabilidade do mercado.
A realidade é que os sistemas estão sujeitos a falhas, já que a internet pode cair, uma rede pode apresentar problemas e até a sobrecarga de usuários pode comprometer o funcionamento de um app.
Entretanto, nos últimos anos, isso vem acontecendo com maior frequência.
De acordo com alguns estudiosos, o principal motivo seria a pandemia.
Em outras palavras, mais pessoas começaram a ficar em casa e até a trabalhar através dessas redes, exigindo mais desses aplicativos.
Dessa forma, por não estarem preparados para esse “boom” de acessos, acabam apresentando algum erro.
O fato é que, se a sua empresa está online, você precisa ter algum meio de chegar até o seu cliente, não é?
Pois então, o primeiro passo é entender que todo sistema pode apresentar esse tipo de problemas, mas que existem maneiras de reduzir os danos.
Então, o segundo passo, é definir mecanismos para essa redução de danos.
Sendo assim, você vai começar a buscar alternativas, como um tipo de caminho reserva para esse tipo de situação.
O terceiro passo é sempre estar de olho nas novidades e em tudo o que está acontecendo.
Se notar que alguma rede está demorando demais para carregar, e o problema não for o seu wi-fi, é melhor prestar mais atenção.
Por isso, acompanhe as notícias.

Dicas para você não ficar na mão se o WhatsApp cair

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a queda do WhatsApp e de outras mídias digitais não aconteceu apenas no Brasil, mas no mundo todo.
De acordo com um boletim do Facebook, foram em torno de sete horas de problemas com as plataformas.
Sendo que entre os problemas estava o não envio de mensagens e o não carregamento de novos posts.
Além disso, o feed não atualizava e nem aparecia posts antigos.
Mesmo sem explicação, a queda fez com que até os funcionários da própria plataforma não conseguissem acessar a rede.
Sem acesso as ferramentas internamente, o problema ficava um pouco mais complicado de ser corrigido.
Daí, as empresas ficaram naquele dilema: “o que fazer quando isso acontece?”
Então, anote cada uma dessas dicas.

1# Trabalhe com outras mídias digitais

Uma das principais dicas de como lidar com as oscilações em um aplicativo/rede social, é ter outras opções de migração.
Em outras palavras, você não pode ficar refém ou trabalhar em apenas uma plataforma.
Mesmo que a sua empresa esteja começando agora, é essencial ter mais canais de acesso.
Assim, quando algo acontecer, os seus clientes conseguem conversar com você e resolver problemas ou mesmo fazer compras.
O Telegram, por exemplo, está entre os aplicativos de comunicação que mais crescem atualmente.
Desse modo, você pode aproveitar esse crescimento para criar um grupo e compartilhar novidades, conversar com o público, tirar dúvidas e assim por diante.
Ao mesmo tempo, tenha páginas de compartilhamento de posts, como o Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.
Ampliar o acesso sempre é a melhor alternativa.
Centralizar o atendimento totalmente em uma rede, pode se tornar um problema caso algo semelhante aconteça novamente.

2# Tenha o WhatsApp, mas também tenha outro meio de comunicação

Todo mundo sabe que o WhatsApp é uma ferramenta bacana. Mas imprevistos acontecem.
Não à toa, ter um outro canal, como o Jivo Chat, pode facilitar muito a sua vida.
Além disso, você pode disponibilizar um telefone de atendimento ou e-mail que realmente funcione.
Caso tenha um blog ou site, isso se torna ainda mais fácil, já que o público consegue acessar diretamente a sua página, sem intermediários.

3# Entenda as vantagens e desvantagens

Se você tem um negócio, é importante conhecer todos os benefícios de trabalhar com um aplicativo, mas também as desvantagens.
Na queda do WhatsApp, milhares de empresas que atuavam apenas com a rede, deixaram de lucrar e até apresentaram outros desafios.
Já que não conseguiam manter uma conversa ou uma atividade online.
Mesmo que a pane tenha sido geral, para os negócios, isso é bem ruim.
Portanto, você deve entender as desvantagens de focar apenas em uma plataforma, para conseguir ampliar o seu negócio.
Ao mesmo tempo, é válido destacar que uma pane pode sobrecarregar outras plataformas.
Usuários que ainda não tinham o Telegram, por exemplo, não conseguiam fazer a verificação e usar o app.
Então, comece a fazer isso agora mesmo e crie canais, oportunidades de o público sempre encontrar o seu negócio.
Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite para compartilhar as suas dicas com nossos leitores.
Grande abraço e até o próximo post!

Você pode se interessar:
O que é dropshipping?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *